quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Festa de Aniversário - Os Vegetais (Veggie Tales)

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Como eu havia prometido, aqui vai como preparamos a festinha de aniversário do Pietro aqui nos Estados Unidos usando como o tema Os Vegetais.

Comecei a pensar na festa em Janeiro (o aniversário seria em Agosto). Um turbilhão de idéias estava na minha mente e tive que me concentrar em um tema específico, já que Os Vegetais possuiem vários filmes e personagens.

Pietro sabe quem é Bob o Tomate, então, esse seria meu começo. Queria usar um tema "mais menino", se posso dizer assim. Bem, Os Vegetais possuiem dois filmes que usam piratas (os piratas que não fazem nada de mal). O primeiro filme é Jonas e o segundo filme ensina sobre perdão e misericordia. Tenho os dois DVds, então, decidi assistir os filmes novamente para poder decidir qual dos dois seria o melhor. Pietro gostou dos dois! Acho que gostei mais do segundo filme. Então, o segundo filme seria o tema da festa.

Procurei na internet os personagens dos Vegetais e, os encontrei no eBay por um excelente preço! Quase 30 personagens. Eu precisava mesmo era de alguns apenas.

Enquanto eu esperava meu pedido ser entregue, tive a ideia de fazer "tomates" e "pepinos" de docinho de leite em pó e também de marzipan. Não usei cera comestível.

Meu marido e minha sogra gostaram mais do docinho feito com amêndoas mas, depois de pensar sobre o fator que algumas crianças e adultos poderiam ser alérgicos a amêndoas, decidimos fazer os docinhos usando leite em pó.

Assim que meus personagens foram entregues, comecei a pensar no bolo. Queria um bolo em formato de navio de pirata. Pesquisei na internet como fazer o formato de navio. Não sou boleira sou apenas aventurei na cozinha, rs. E como vocês podem ver, meu bolo não ficou bonito. Então, decidi perguntar em um grupo de mamães se alguém sabia de outro alguém que pudesse fazer o bolo para o Pietro.

Achei uma excelente boleira!!! Vejam só o bolo de navio pirata que ela fez!! Não ficou lindo? Também achei. ;-)
E também ficou delicioso. Nas bandeirinhas ela usou um tipo de espeto, vamos dizer assim, que foi até a base do bolo. Em uma vela (bandeira) ela desenhou o que estava no chapéu de um dos piratas, na outra, ela desenhou 2, e na outra, ela escreveu Happy Birthday. Tudo muito lindo!

Caso você queira fazer este tipo de bolo para a sua festa, o que eu aprendi na internet para o formato, foi bem assim: faça dois bolos quadrados, coloque um em cima do outro e faça o formato do navio com uma faca. Para a proa e para a parte de trás do navio, asse outro bolo usando uma forma retangular pequena. O bolo não pode ser "molhado" caso você queira trabalhar com pasta americana. O que nossa boleira fez, ela usou tipo de papelão para colocar a proa e a parte de trás do navio, para ficarem retos. E ela também usou palito de dentes para fazer as linhas da madeira. Para que tudo ficasse no lugar, ela usou cola comestível (aprendi que isso existe, rs).

Eu também queria outro docinho para enfeitar a mesa. Então, fiz mousse de maracujá, coloquei em copinhos transparentes e enfeitei com uma amora. Caso você queira ser um pouco mais "fancy" peneire açúcar de confeiteiro na amora. ;-)

Como eu não queria gastar dinheiro com porta doces, embrulhei duas caixas do mesmo tamanho com papel de presente e as usei para dar um toque de profundidade nas fotos. Mas se você possuir os porta doces ficará muito mais bonito!

A festinha foi às 13:30h, então, não precisava ser tão reforçada. Decidi continuar trabalhando com o tema dos Vegetais. Queria uma vasilha de frutas e uma vasilha de vegetais. Minha sogra e eu as montamos no dia anterior e cobrimos com plástico para que tudo continuasse fresquinho.

Usei um pirex grande para colocar as frutas e coloquei no centro uma tigela média com blueberries. A partir daí, fomos montando o prato. Usamos morangos e uvas. Fizemos outra tijela de frutas e usamos melão e melão caipira.

Já a travessa de vegetais coloquei uma tijela pequena com tomates cerejas ao centro e fui montando a partir daí. Usei brócolis, mini cenouras, pepinos, couve-flor e salsão. Aqui nos EUA as pessoas comem vegetais crus (elas dipam). Usei também humus de alho. Uma delícia e saudável!! Meu sogro fez sua famosa Salada de Batata, minha sogra montou lanchinhos para as crianças com pão integral, pasta de amendoim e geléia e ela usou forminha de dinossauro e de borboleta para cortar os sanduiches. Também oferecemos chips já que é meio que tradição.

Meu marido escreveu partes da música tema dos Vegetais e colocamos na mesa dos alimentos. Também servimos sanduiches naturais que encomendamos de uma lanchonete super saudável. Minha cunhada preparou um prato onde se vai rodelas de tomates e mozzarela fresca por cima, com uma folha de manjeiricão e tudo regado com vinagre balsamico cozido (para ficar grosso). Pensa em algo super delicioso!! Aqui vai a receita em Inglês.

Meus pais fizeram o saquinho da lembrancinha (podem me pedir encomenda se quiserem, rs). Dentro colocamos um copo dos Vegetais, um livrinho de atividades com giz de cera, também dos Vegetais, um saquinho de goma em formato de frutas, um brinquedinho, dois adesivos dos vegetais e um saquinho com biscoitinho de queijo com uma etiqueta que eu mesmo fiz. Os biscoitos de queijo fazem parte do filme que usei como tema. Vários destes produtos encontrei na internet. Meus pais também fizeram a camiseta que Pietro vestiu no dia da festa.

Dois meses antes da festa fiz os convites e, com um mês de antecedência os enviei. Também imprimi a etiqueta de endereço com o nome do Pietro.

Usei toalhas brancas nas mesas porque queria dar destaque aos pratos coloridos de alimentos. Como a festa foi em um parque, também usei pratos de papel descartáveis. Os pratos daqui são grossos e há muita variedade. Como a mesa do bolo já estava linda, tendo o bolo como destaque, resolvi colocar apenas três bexigas metálicas de cada lado da mesa. Pronto! A mesa estava pronta.

Aqui estão algumas fotos da festinha.


Para animar a criançada levamos uma máquina de fazer bolinhas de sabão e minha sogra levou algumas bolas. As bexigas, os brinquedos do parque e um cachorrinho que apareceu com seu dono também foram uma grande sensação! Como é bom ser criança!

Abraços e que Deus os abençoe.

terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nova Creche

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Perdão por estar ausente. Sofri um acidente de carro e tive que engessar minha mão direita e, hoje é o primeiro dia sem ele (depois de três semanas). Ainda tenho que ter moderação com minha mão mas, sem o gesso está bem melhor. ;-)

Gostaria de compartilhar um pouco da nossa saga para encontrarmos uma boa creche (day care) aqui. Não existem creches públicas, portanto, tudo é pago e, onde moro nada é barato.

Nas creches daqui os pais provem fraldas descartáveis para a semana e o pagamento é semanal.

Nossa primeira experiência não foi boa. Não entrarei em detalhes, no entanto, Pietro realmente não gostava do local. Sem paz de coração por enviarmos nosso menino em um local que ele não gostava, decidimos tirá-lo de lá e terminarmos o contrato.

Depois de perguntar para recomendação em um grupo de amigas online, recebi quatro respostas. A que eu menos tinha expectativa, foi a que conquistou meu coração.

Quando fomos entrevistar a dona do local, ela interagiu com o Pietro de um modo tão respeitoso e autentico! Ficou no mesmo nível que ele e engajou em conversas e brinquedos. Este novo lugar ensina o alfabeto, números, cores, tem aula de música e muitos brinquedos apropriados para as idades das crianças que vão lá.

Aqui, para se ter uma creche em casa ou  não, é necessário ter licensa do Estado e preencher vários requisitos de segurança.

Amamos o lugar!! Amamos as pessoas que cuidam do Pietro e ele também amou o lugar!!!

Hoje ele nem olhou para trás quando o deixamos lá. :-(

Estas foram as perguntas que fizemos durante a entrevista e também aspectos que analizamos antes de assinarmos o contrato:

1. Há quanto tempo a creche existe? Há quanto tempo você trabalha com crianças?
2. Qual é o horário de funcionamento da creche?
3. Como é o dia-a-dia da creche?
4. As crianças tem horário para tirar o cochilo da tarde?
5. Quantas refeições são oferecidas nas creches? Quais são elas? Ex. café-da-manhã, lanchinho, almoço, lanchincho.
6. É oferecido doces às crianças?
7. As crianças podem assistir televisão? Se sim, o que elas geralmente assistem?
8. Quantas crianças há na creche?
9. Qual é a agenda da creche para feriados? Há lugares que não abrem por uma semana em julho, ou na semana do Natal, ou não funcionam quando há um feriado na quinta-feira ou na terça-feira, etc.
10. O lugar é flexível nos horários para deixar as crianças e buscar as crianças?
11. Qual é o valor mensal (ou semanal)?
12. Tem desconto para irmãos?
13. Quando ocorre o pagamento? Há lugares onde o pagamento ocorre todo primeiro dia útil do mês, por exemplo.
14. Há multa a ser paga caso os pais estejam atrasados para pegar as crianças? Aqui é se cobrado cinco dólares a cada dez minutos, ou a cada minuto de atraso, dependendo da creche.
15. Seu a criança estiver viajando os pais pagam por aquela semana na creche?
16. A creche fornece fraldas ou os pais as fornecem?
17. O que se é esperado dos pais? Por exemplo: há lugares que querem que os pais sejam consistentes quando forem deixar as crianças, dando um abraço, beijinho e dizendo que voltará, para evitar mais drama.
18. Os pais podem vir visitar a creche quando a criança estiver aqui?
19. Como a creche se comunica com os pais? Vocês telefonam para os pais enquanto a criança dorme para dar um resumo de como a criança está se saindo?
20.  Posso trazer minha criança aqui para interagir com as demais crianças por apenas 30 minutos para ver como ela se sentirá aqui?
21. Em caso de emergência com a criança, como a creche age? Há alguém que sabe fazer ressuscitamento cardio pulmonar?
22. Como a creche disciplina a criança?
23. Quais são as ocasiões que não posso trazer meu filho (a) a creche? Há lugares que não aceitam as crianças quando elas têm febre, nariz escorrendo, resfriado, diarréia, piolho ou lendia, tenha vomitado, etc.

Nossos filhos são as jóias mais estimadas e raras que temos. Possuimos dias bons e não tão bons mas, no final, tudo vale a pena. Porque temos nossos filhos conosco. Portanto, é nosso dever como pai e mãe de cuidarmos deles, de protegê-los, de amá-los de forma incondicional e de termos para eles o melhor, de acordo com o que podemos oferecer.

Nosso dever é sabermos com quem estamos deixando nossos filhos. Quem são estas pessoas? Elas são respeitosas? O lugar é limpo? É amplo? Os brinquedos são limpos, apropriados para a idade dos nossos filhos? São educacionais? As pessoas que trabalham na creche gostam de crianças ou querem apenas o dinheiro no final do mês? Qual o tipo de alimento eles estão oferecendo a eles?

Escute ao seu filho (a). Mesmo que ele (a) não fale verbalmente ainda, procure ler seu comportamento. É normal que as crianças tenham um pouco de resistência no começo. Mas você conhece sua criança como ninguém mais e você saberá dizer se o lugar está fazendo bem ou não a ela.

Hoje eu tenho paz de espírito quando deixo meu menino na creche. Vejo que ele está feliz lá e isto me faz feliz também.

Abraços e que Deus os abençoe,
Mel

domingo, 21 de outubro de 2012

Pegou o trem 1ª vez!!

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Hoje Pietro andou de trem pela primeira vez!

Como vocês podem notar na foto, ele amou a experiência. Fomos apenas de uma cidade a outra (cerca de 10-15 minutos cada sentido).

Ele está vestindo a camisa do time do tio Matheus. ;-) Salve o Tricolor Paulista!!!

Abraços e que Deus os abençoe.