domingo, 21 de agosto de 2011

Preparativos para a festa

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Quem me conhece sabe que eu amo planilha. Isso mesmo, amo!! Fiz algo similar com os preparativos do casamento, com os preparativos da nossa última festa no Brasil e, não poderia ser diferente com a festa de aniversário do meu filho ;-)

Provavelmente comecei a pensar na sua primeira festinha de aniversário uns 8 meses antes. Bem, na verdade, antes mesmo dele nascer. Sempre que vejo alguma festa que gosto, procuro salvar a página do site ou até mesmo algumas fotos. Já tenho vários temas em mente, hahahahaha. Como Mike e meus pais dizem, sonho acordada!

Aqueles de vocês que assistem o seriado de TV Scrubs conseguirão me entender melhor (personagem de Zach Braff - Dr Dorian). Estas cenas descrevem tudo.


Enfim, depois de muito pensar, Mike e eu decidimos que o tema da festa seria Cores. Muita vida! Também decidimos o quanto deveríamos gastar com a festa (orçamento faz uma grande diferença no final!).

Dica: além de pesquisar para conseguir economizar, procure ver o que as lojas de R$1.99 (U$1 dollar) vendem. Às vezes você pode economizar muito com elas.

Outra dica: após decidir o quanto vocês podem / querem gastar com a festa ou evento que você estará oferecendo, tenha o valor final em dinheiro em um envelope destinado apenas para isto. Desta forma, será mais fácil visualizar o gasto e definir prioridades. Obviamente que não tão simples assim com grandes eventos como um casamento, para isso, seja mais diligente com a planilha.

Após decidirmos o tema, decidimos a data. Como minha parte da família mora muito longe, procurei ver uma data que seria o melhor para eles mas, ainda dentro do mês do aniversário do Pietro.

Então, comecei a pensar na decoração e lembrancinhas. As lembrancinhas foram as primeiras a ficarem prontas. Não gosto da idéia de oferecer doces para as crianças, então, nada de doces dentro das caixas. Gostaria de estimular a criatividade e, por isso, dentro de cada pequena caixa tinha 4 ou 5 giz de cera, bloquinho de atividades para colorir e brincar, adesivos infantis e um ou dois pequenos livros (com histórias curtas porque a faixa etária que estaria na festa era de 2-4 anos).

As caixas vieram do Brasil, os livros da loja de 1 dolar, os gizes e os bloquinhos de uma loja de caridade e os adesivos de uma loja que estava fechando e, por isso, dando vários descontos.

Quanto as demais coisas da decoração:
- As bexigas foram a porção mais cara do nosso orçamento pré estabelecido.
- Os chocolates para a mesa do bolo compramos na loja de 1 dolar (chocolates bons, rsrs).
- Fiz nosso próprio Happy Birthday.
- As bexigas metálicas compramos na loja de 1 dólar (sai muito mais barato!!).
- Os cupcakes foram de bolo de caixinha (sou péssima para bolos). A cobertura foi feita pela nossa cunhada e compramos a tatuagem que foi em cima da cobertura em uma promoção de 50% de desconto meses antes da festa.
- A decoração com as bexigas foi feita pelo meu cunhado com a ajuda do meu pai.
- As comidas foram feitas pelos meus sogros e por nós. Nada difícil, por favor.
- As coxinhas foram caras. Aqui, um cento sai por cerca de 80 dólares. De cair o queixo, não é mesmo? Mas, essa provavelmente seria a única oportunidade de comer coxinha neste país!
- Embrulhei os chocolates, as pastas de amendoim com chocolate e as uvas passas com chocolate em um papel que vi e gostei na Michaels e coloquei a letra P no meio deles.
- De enfeite de mesa, usei as fotos do Pietro que já tinha em casa e, pensando nas crianças novamente, imprimi algumas folhas para colorir que achei na internet.
- Os brinquedos para entreter as crianças eram nossos.


Se você precisar, essa é uma lista do que fazer para uma festa de aniversário:

4 SEMANAS ANTES DA FESTA
♦ Decida a quantidade de dinheiro que vocês poderão ou querem gastar com a festa (isto inclui bolo, bexigas, local, entretenimento, decoração, etc).
♦ Escolha data, tema, local e horário (festas no Brasil geralmente são durante a noite e, nos Estados Unidos, durante o dia).

3 SEMANAS ANTES DA FESTA
♦ Faça a lista de convidados.
♦ Envie os convites (várias pessoas já têm planos para a família). No convite, peça aos convidados para responderem (RSVP) se poderão atender a festa ou não até dia tal - para você saber a quantidade de comida, lembrancinhas, mesas e cadeiras a serem compradas ou alugadas.
♦ Peça ajuda se você pensar que serão muitos convidados.
♦ Faça uma lista das atividades que você quer durante a festa (brincadeiras ou jogos para as crianças).
♦ Compare preços de decoração, utensílios e serviço (se você for fazer em algum local que não seja sua casa, um parque ou outro local que é gratis).
♦ Faça o cardápio (mesmo que sejam apenas aperitivos).
♦ Determine qual será a lembrancinha.

1 A 2 SEMANAS ANTES DA FESTA

♦ Compre o presente para seu (sua) filho(a).
♦ Compre os utensílios (se forem de plástico / papel), decoração e lembrancinhas.
♦ Encomende o bolo (a não ser que você for faze-lo) e as bexigas.

3 DIAS ANTES DA FESTA
♦ Entre em contato com os convidados que não responderam (RSVP) se poderão participar da festa ou não.
♦ Selecione as músicas.
♦ Separe qual lixo será para que. Por exemplo: um para recicláveis, um para comida (composto) e outro de lixo mesmo. Você poderá encontrar os símbolos na internet.

2 DIAS ANTES DA FESTA
♦ Deixe ajeitado as brincadeiras e jogos que acontecerão durante a festa.
♦ Coloque as lembrancinhas juntas.
♦ Veja se você vai precisar de toalhas para as mesas.

1 DIA ANTES DA FESTA
♦ Coloque para carregar câmeras fotográficas e de vídeo.
♦ Peça a algum amigo ou parente para tirar as fotos e a outra pessoa para filmar (você estará tão ocupada durante a festa que não se lembrará de fazer estas coisas e, depois da festa, se sentirá culpada porque não há muitas fotos de recordação).
♦ Deixe a(s) vela(s) do bolo separadas, junto com as lembrancinhas e as demais coisas para a festa. Não se esqueça dos fósforos ou isqueiro (fora do alcance das crianças).
♦ Limpe ou peça a alguém para limpar o local da festa.
♦ Se for na sua casa, coloque um novo rolo de papel higiênico no banheiro, toalha de mão (ou toalha descartável).
♦ Prepare as comidas que podem ser feitas com antecedência.
♦ Entre em contato com a empresa que entregará as bexigas ou fará o entretenimento para se assegurar do horário e do endereço.

NO DIA DA FESTA
♦ Peça a alguém para pegar o bolo e os aperitivos.
♦ Tire as comidas da geladeira ou freezer e esquente-as.
♦ Decore o local (não se esqueça de pedir ajuda se você achar que é muito para você).
♦ Coloque a(s) vela(s) no bolo.
♦ Deixe o banheiro apresentável (esconda escovas e pastas de dente e demais artigos de uso pessoal). Se possível, coloque flores ou velas (não precisam estar acesas).
♦ Amarre o(s) cachorro(s) - não são todos os convidados que se sentem confortáveis perto de cães e gatos.
♦ Coloque a comida na mesa.
♦ Peça a alguém para anotar quem deu e qual foi o presente para você poder enviar um cartão de agradecimento nos dias posteriores à festa. Pode parecer besteira e exagero para você mas, todos nós gostamos de receber agradecimento =)
♦ Sorria e divirta-se!

Eu uso o Google Docs para minhas planilhas. Desta forma, eu posso permitir que outras pessoas que estão me ajudando vê-las e editá-las.

Sites com idéias para temas / decoração de festas infantis (em Inglês e Português):
Top Party Ideas
Celebrations
Parenting
1stBirthdayParty
Felicità
Bolo e Brigadeiro

Espero que estas informações tenham sido úteis. Abraços e que Deus os abençoe.

Um comentário:

  1. Mel, admiro a dedicação e organização que você tem!!! Bjosss saudades!!

    ResponderExcluir