terça-feira, 18 de outubro de 2011

Língua de Sinais

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Desde muito pequeno, falamos com Pietro usando a língua falada e e Língua Americana de Sinais (ASL). Por exemplo: oferecemos água e fazemos o sinal de "água", oferecemos leite e fazemos o sinal de "leite", perguntamos se ele está com fome e fazemos o sinal de "fome" e, por aí adiante.

Hoje ele pediu água usando sinais!!!!!! Eba!!!!! Ficamos tão felizes!!!!! Isso evitará frustrações entre nós, já que ainda não entendemos a língua falada do Pietro.

Cada país possui sua língua de sinais e, Mike e eu, optamos pela Americana porque muitos pais por aqui usam o chamado "Baby Sign Language" e, desta forma, outros pais poderiam se comunicar com ele enquanto ele ainda não fala. Embora não sabemos qual língua ele falará primeiro, já que eu só falo com ele em Português e Mike procura falar com ele mais em Português. Aprendi que o termo "Baby Sign Language" não é apropriado.

No Brasil, a língua de sinais é chamada de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais.

Para as pessoas que possuem aparelhos de telefone, iPod ou iPad há um app chamado Smart Hands que amamos!

Vou procurar figuras dos sinais básicos em Português para vocês (confesso que já revirei a internet e até agora não achei muita coisa). Por enquanto, ofereço as imagens em Inglês que achei num site super interessante chamado My KIdentity.

Neste link há vários vídeos mostrando o sinal.

BANHEIRO
MAIS (QUERER MAIS)
OBRIGADO(A)
LEITE

Para aqueles que querem aprender mais de ASL (Língua Americana de Sinais) há alguns sites interessantes - em Inglês:
ASLU - American Sign Language University
HANDSPEAK
SIGNING SAVVY
ASLPRO (escolha a letra do alfabeto e depois a palavra que você quer aprender na caixa do lado esquerdo da tela e um vídeo aparecerá mostrando o sinal).

Para aqueles que querem aprender LIBRAS - LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS há alguns sites interessantes:
LIBRAS - imagens do Picasa
LIBRAS - dicionário da língua de sinais (com vídeo)


Um grande abraço a todos! Que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário