terça-feira, 23 de outubro de 2012

Nova Creche

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Perdão por estar ausente. Sofri um acidente de carro e tive que engessar minha mão direita e, hoje é o primeiro dia sem ele (depois de três semanas). Ainda tenho que ter moderação com minha mão mas, sem o gesso está bem melhor. ;-)

Gostaria de compartilhar um pouco da nossa saga para encontrarmos uma boa creche (day care) aqui. Não existem creches públicas, portanto, tudo é pago e, onde moro nada é barato.

Nas creches daqui os pais provem fraldas descartáveis para a semana e o pagamento é semanal.

Nossa primeira experiência não foi boa. Não entrarei em detalhes, no entanto, Pietro realmente não gostava do local. Sem paz de coração por enviarmos nosso menino em um local que ele não gostava, decidimos tirá-lo de lá e terminarmos o contrato.

Depois de perguntar para recomendação em um grupo de amigas online, recebi quatro respostas. A que eu menos tinha expectativa, foi a que conquistou meu coração.

Quando fomos entrevistar a dona do local, ela interagiu com o Pietro de um modo tão respeitoso e autentico! Ficou no mesmo nível que ele e engajou em conversas e brinquedos. Este novo lugar ensina o alfabeto, números, cores, tem aula de música e muitos brinquedos apropriados para as idades das crianças que vão lá.

Aqui, para se ter uma creche em casa ou  não, é necessário ter licensa do Estado e preencher vários requisitos de segurança.

Amamos o lugar!! Amamos as pessoas que cuidam do Pietro e ele também amou o lugar!!!

Hoje ele nem olhou para trás quando o deixamos lá. :-(

Estas foram as perguntas que fizemos durante a entrevista e também aspectos que analizamos antes de assinarmos o contrato:

1. Há quanto tempo a creche existe? Há quanto tempo você trabalha com crianças?
2. Qual é o horário de funcionamento da creche?
3. Como é o dia-a-dia da creche?
4. As crianças tem horário para tirar o cochilo da tarde?
5. Quantas refeições são oferecidas nas creches? Quais são elas? Ex. café-da-manhã, lanchinho, almoço, lanchincho.
6. É oferecido doces às crianças?
7. As crianças podem assistir televisão? Se sim, o que elas geralmente assistem?
8. Quantas crianças há na creche?
9. Qual é a agenda da creche para feriados? Há lugares que não abrem por uma semana em julho, ou na semana do Natal, ou não funcionam quando há um feriado na quinta-feira ou na terça-feira, etc.
10. O lugar é flexível nos horários para deixar as crianças e buscar as crianças?
11. Qual é o valor mensal (ou semanal)?
12. Tem desconto para irmãos?
13. Quando ocorre o pagamento? Há lugares onde o pagamento ocorre todo primeiro dia útil do mês, por exemplo.
14. Há multa a ser paga caso os pais estejam atrasados para pegar as crianças? Aqui é se cobrado cinco dólares a cada dez minutos, ou a cada minuto de atraso, dependendo da creche.
15. Seu a criança estiver viajando os pais pagam por aquela semana na creche?
16. A creche fornece fraldas ou os pais as fornecem?
17. O que se é esperado dos pais? Por exemplo: há lugares que querem que os pais sejam consistentes quando forem deixar as crianças, dando um abraço, beijinho e dizendo que voltará, para evitar mais drama.
18. Os pais podem vir visitar a creche quando a criança estiver aqui?
19. Como a creche se comunica com os pais? Vocês telefonam para os pais enquanto a criança dorme para dar um resumo de como a criança está se saindo?
20.  Posso trazer minha criança aqui para interagir com as demais crianças por apenas 30 minutos para ver como ela se sentirá aqui?
21. Em caso de emergência com a criança, como a creche age? Há alguém que sabe fazer ressuscitamento cardio pulmonar?
22. Como a creche disciplina a criança?
23. Quais são as ocasiões que não posso trazer meu filho (a) a creche? Há lugares que não aceitam as crianças quando elas têm febre, nariz escorrendo, resfriado, diarréia, piolho ou lendia, tenha vomitado, etc.

Nossos filhos são as jóias mais estimadas e raras que temos. Possuimos dias bons e não tão bons mas, no final, tudo vale a pena. Porque temos nossos filhos conosco. Portanto, é nosso dever como pai e mãe de cuidarmos deles, de protegê-los, de amá-los de forma incondicional e de termos para eles o melhor, de acordo com o que podemos oferecer.

Nosso dever é sabermos com quem estamos deixando nossos filhos. Quem são estas pessoas? Elas são respeitosas? O lugar é limpo? É amplo? Os brinquedos são limpos, apropriados para a idade dos nossos filhos? São educacionais? As pessoas que trabalham na creche gostam de crianças ou querem apenas o dinheiro no final do mês? Qual o tipo de alimento eles estão oferecendo a eles?

Escute ao seu filho (a). Mesmo que ele (a) não fale verbalmente ainda, procure ler seu comportamento. É normal que as crianças tenham um pouco de resistência no começo. Mas você conhece sua criança como ninguém mais e você saberá dizer se o lugar está fazendo bem ou não a ela.

Hoje eu tenho paz de espírito quando deixo meu menino na creche. Vejo que ele está feliz lá e isto me faz feliz também.

Abraços e que Deus os abençoe,
Mel

Nenhum comentário:

Postar um comentário