quarta-feira, 27 de março de 2013

A beleza dos 2 anos

Olá pessoas lindas, como vocês estão?
Perdão por não escrever por muito tempo. Nossas vidas têm sido corrida por aqui.

A beleza dos 2 anos não é tão bonita muitas vezes. Isso é quando a pirraça, o "não quero", "eu faço" e o não compartilhar entram em campo. Tem sido uma lição difícil para todos nós! Tenho pesquisado, lido muito e perguntado às mamães e papais de criança da mesma faixa etária que Pietro o que tem funcionado para a família deles.

O que tem funcionado para nós é a disciplina positiva. A disciplina positiva dá o foco às atitudes positivas da criança ao invés das negativas. Elogia a criança no que ela está fazendo certo, por exemplo: Obrigada Pietro por ajudar a mamãe a limpar os móveis; obrigada por ser educado na mesa; obrigada por compartilhar seu brinquedo comigo.

Isso não significa que esta disciplina funciona todas as vezes para nós. Porém, funciona na maioria das vezes.

Algumas mães me disseram que elas trabalham com escolhas, ou seja, elas oferecem duas opções para seus pequenos e eles fazem a escolha do que querem. Exemplo: você pode dar a mão para a mamãe para atravessar a rua ou eu o pego no colo, qual você quer?
Isso seria no caso da criança querer atravessar a rua sozinho(a).

Oferecer duas opções de roupa para o Pietro escolher o que vestir de manhã tem funcionado para nós. Antes era uma luta! Agora, ele escolhe o que vestir. Mostramos duas opçoes e ele tem a decisão final.

O que também tem funcionado para nós é o Reward Chart (Quadro de Recompensa). É muito simples de ser feito e o conceito também é muito simples de ser entendido pelos pequenos.

Compramos um quadro com ímã e imprimimos desenhos tirados da internet que representam Dormir, Tomar Banho, Se Vestir, Comer e Ser Educado na Mesa, Colocar o Prato na Pia. Crianças maiores que já sabem ler não precisam de figuras ilustrativas, porém, para as crianças que ainda não sabem ler, as figuras são uma excelente ferramenta para os pais. ;-)

Assim que Pietro completa uma destas atividades ele recebe o direito de colocar um ímã no quadrado que representa o dia de hoje, por exemplo. Ele tem se sentido orgulhoso dele mesmo de ter conseguido fazer as atividades.

O mais interessante é que o que o impede de receber um ímã é ele mesmo! Então, isso também ensina a criança a ter responsabilidade.

Se ele completa a mesma atividade na semana toda, ele tem o direito a receber uma recompensa (prêmio) que ele mesmo escolhe na sacola. Fomos a loja de um dollar e compramos brinquedinhos que sabíamos que ele iria gostar. Então, ele fica todo animado ao ver a sacola e o que ele poderá receber. Eba para nós!

Com crianças maiores e que já entendem o conceito de dinheiro (talvez 6 anos para cima) é legal oferecer centavos como recompensa. Dez centavos por atividade completada na semana. Cinco atividades completas = cinquenta centavos no bolso!

Crianças entre 2-3 anos de idade é ideal ter até 10 atividades para ser completada. Começamos com apenas cinco e aumentaremos conforme o tempo passa.

Há pais que não recompensam por atividade mas, por pontos. Cada atividade é igual a um ponto. Para a criança conseguir um prêmio (recompensa) no final da semana, ela tem que atingir 35 pontos, por exemplo. Nós optamos por outro sistema porque sabíamos que Pietro ainda não consegue entender o sistema todo. Um passo de cada vez.

Desencorajamos aos pais de oferecer doces ou comidas como recompensa.

Procuramos fazer o que sabemos e procuramos ler e perguntar aos pais que conhecemos e confiamos o que tem funcionado a eles. Pessoas são rápidas para julgar mas, aquelas que estendem a mão são difíceis de serem encontradas.

Abraços e que Deus as abençoe.

2 comentários:

  1. Vcs estão de parabéns Mike e Mel!!!Pietro será um homem muito bem formado,pronto para ser benção na sociedade!!!Grande beijo!!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigada, Márcia! Amém e amém! Saudades!!!

    ResponderExcluir