quarta-feira, 27 de março de 2013

Atividades para Idade Pre-Escolar

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Ultimamente tenho pesquisado bastante sobre atividades a serem feitas em casa para ajudar no desenvolvimento das crianças em faixa pre-escolar. Muito interessante o que tenho encontrado.

Meu menino é cheio de energia (graças a Deus), é curioso e ama explorar seus limites. Ele vai na escolinha três vezes por semana, o que nos deixa os demais dias para nós. Eu quero expô-lo a atividades bem bacanas e que ele goste de fazer e que ao mesmo tempo aprenda brincando.

Muitas atividades são super simples e não envolvem muito esforço da parte dos pais. Uma das atividades que tem como função desenvolver a habilidade motora fina das crianças é fazer colar de miçanga. Esta é uma atividade que Pietro faz na escolinha com os amiguinhos e ama fazer.



A criança tem que pegar a miçanga (conta) bem pequena e colocar na linha. Nada fácil para uma criança pequena. Exige concentração, coordenação motora e paciencia!

Outra atividade que comecei a fazer com o Pietro foi a Caixa Sensorial. Basicamente consiste em uma caixa com objetos de texturas diferentes e com objetos de diferentes tamanhos, texturas e cores que as crianças poderão manipular, encher e esvaziar, tirar e por. Usando não somente as mãos mas as pontas dos dedos. Esta atividade explora os sentidos e também trabalha os músculos das mãos que serão essenciais na escrita futuramente.

Existem várias idéias para Caixa Sensorial na internet. Você pode ter a base como grãos de feijão, arroz, areia fina, água, gelatina, creme de barbear (não recomedado para crianças que ainda colocam objetos na boca).

Se as crianças forem pequenas, use objetos maiores. Caso elas já passaram da fase de explorar com a boca, pode até ser colocado objetos menores. O legal é fazer um tema por mês e incentivar a criança a brincar falando o nome dos objetos que ela toca, a quantidade, cores, etc.

Aqui vão algumas imagens tiradas do Pinterest sobre Caixa Sensorial (Sensory Box):








Nenhum comentário:

Postar um comentário