quarta-feira, 3 de março de 2010

Banho do recém nascido

O banho de um RN é vapt-vupt. Eles perdem a temperatura corporal muito rápido, por isso tem que ser rapidinho.O local onde você var dar banho tem que estar todo fechado, sem nenhuma corrente de vento.
 
Prepare o material, a roupinha e a toalha do bebê antes do banho. Se você puder deixar o bebê no berço ou no carrinho enquanto você faz isso, é uma boa. Você não precisa de bucha, pode usar as próprias mãos mas, se você quiser usar uma bucha, é melhor usar algo bem macio como uma toalha pequena. A pele dos RNs é super sensivel.
 
Depois que você testou a água com a parte de dentro do antebraco, tire a roupinha do bebê (mas deixe a fralda) e o enrole em uma toalha. Com a mão que você vai segurar a cabecinha use o polegar e o dedo do meio para tampar o ouvidinho, dessa maneira não entra água lá. Com sua mão lave bem o rostinho do bebê (a água está limpa, sem nenhum sabão, então, não arderá o olhinho dele). Depois, lave o cabelinho (com ou sem xampu). Terminou de lavar o cabelo, enxague e coloque o bebe deitadinho para secar o cabelinho.
 
Tire a roupa dele, a fralda limpando bem se estiver cocô. Não demore muito e já coloque o bebê na água. O bebê do video é bem quietinho mas, geralmente os bebês choram muito durante o banho. Não se assuste. Para acalmá-lo, se estiver alguém com você, experiente pedir para a pessoa segurar as mãozinhas do bebê. Isso tira a insegurança dele. Como o video mostra, o banho é rapidinho. Começa de cima para baixo. Peito para pernas. Se o bebe fez cocô antes, limpe bem a genitalia dele (menino pode ficar escondido entre a base do penis e o escroto).
 
Vire ele de costas e lave as costinhas e o bumbum. Enxague e pronto. Coloque o bebê na toalha e faça um embrulhinho. Não precisa esfregar de começo. O embrulho serve para manter a temperatura do bebe. E "abraçado" na toalha acontecerá um pouco da secagem. Abra a toalha e seque bem entre as dobrinhas. Coloque a fralda lembrando de dar um espaco para o coto (umbiguinho).
Coloque a roupinha e não se esqueca de pentear o cabelinho. Pronto. Acabou o banho!
 
Obs. O sabonete a ser usado para o bebê tem que ser próprio para ele. Dê preferência aos sabonetes de empresas renomadas. Bebê não precisar usar perfume. Há muitos bebês que desenvolvem alergia ao perfume.



Nenhum comentário:

Postar um comentário