quinta-feira, 15 de março de 2012

Pesquisa Interessante

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Ontem de manhã eu estava assistindo um programa na TV chamado Today e passou uma matéria super interessante sobre uma pesquisa de um professor da Universidade de Haward.

De acordo com a pesquisa realizada, apenas 8% das creches dos Estados Unidos usam materiais educacionais adequados para estimular o desenvolvimento mental das crianças de até dois anos de idade. Este período é fundamental e está diretamente relacionado com o futuro da criança na fase adulta.

Há atividades que promovem o pensar, estimulam a criança a encontrar uma solução, forçam a comunicação entre os neurônios fazendo com que a criança use várias partes do seu cérebro. Não estou falando de atividades complexas. Brincadeiras como blocos, leitura de livros, desenhar, pretender, instrumentos musicais, quebra-cabeças gigantes (de madeira e que não apresentam risco de sufocamento para a criança).

Há várias creches que deixam a criança apenas assistir desenhos animados na TV. Há também aquelas que possuem brinquedos inapropriados para a idade infantil. Brinquedos que podem sufocar a criança, caso ele seja ingerido. Todas as crianças colocam brinquedos ou qualquer outro objeto na boca, é uma outra forma de descobrir e explorar coisas novas.

Crianças que não são estimuladas a raciocinar, terão um pouco mais de dificuldade para aprender quando estiverem em idade escolar. Interessante, não?

Os pais, avós e babás podem reverter este quadro. A solução é muito simples: converse com a criança durante o dia, diga a ela o que você está fazendo, a exponha a um bom vocabulário, leia livros infantis para ela, brinque de blocos, de panelinha, esconda um brinquedo debaixo do lençol de forma fácil e pergunte para a criança onde está o brinquedo, empilhe caixas de diferentes tamanhos, use objetos de diferentes formas, etc.

Há muito brinquedos no mercado e nem sempre os pais podem comprá-los para seus filhos. Faça você mesmo. Há tantos brinquedos fáceis de fazer. Por exemplo: para as caixas, use uma caixa de sapatos, uma caixa de camisa, uma caixa grande de fósforos. Tenha certeza de que estão vazias e as embrulhe para presente para a brincadeira ficar mais interessante. Empilhe-as e deixa a criança derrubar a torre. Diversão garantida!

Apenas tenha em mente que crianças não tem noção do que é perigoso e elas colocarão os objetos na boca. Evite botões, fios, bolinha de gude, objetos pontiagudos ou afiados, sacolas plásticas ou qualquer outro plástico que possa causar asfixia.

Abuse de diferentes texturas como macio, duro, diferentes tecidos.

Nossas atitudes com nossas crianças no dia de hoje, farão uma enorme diferença no amanhã delas. Pense nisso.

Abraços e que Deus os abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário