quarta-feira, 15 de maio de 2013

Metapneumovirus

Olá pessoas lindas, como vocês estão.

Perdão por ter ficado ausente por tanto tempo.

Pietro ficou internado por nove dias no hospital e não tive cabeça ou tempo para escrever aqui. Caso você queira saber o que aconteceu, aqui vai o relato.

Depois de chegar da aulinha de natação, Pietrou comeu e logo depois dormiu. Depois da soneca da tarde ele começou a tremer muito e a ter as pontas dos dedos dos pés e das mãos roxas. O levamos, então, para o pronto socorro. Não sabiam o que ele tinha. Fizeram raio-x no peito dele e também fizeram um ecocardiograma (já que ele possui histórico). Os pulmões estavam limpos. Pietro estava ardendo em febre.

Depois de seis horas no quarto de emergência, ele foi admitido no centro cardíaco do hospital infantil. No próximo dia nos transferiram para o isolamento porque Pietro começou a tossir e ainda não sabiam o que ele tinha. Como forma preventiva para outras crianças, fomos. Foi muito marcante para meu menino de quase três anos ter pessoas entrando no quarto vestidas com máscaras e aventais amarelos e luvas roxas. Nem consigo imaginar como ele estava atemorizado com essas cenas.

Por dois dias seguidos fizeram ecocardiograma nele para ver se os médicos estavam perdendo algum detalhe. Também fizeram um teste chamado "teste bolha de ar", coletaram sangue dele, o colocaram para fazer terapia respiratória, deram soro na veia dele e ele estava, todo o tempo, conecatdo a máquinas. Seu level de saturação de oxigênio é o que estava causando muitas perguntas por parte da equipe médica. Mistério.

Lá pelo terceiro dia é que descobriram o que ele tinha: metapneumovírus (hMPV). Meta = sobre. Pneumo = pulmões, ar. E a palavras vírus. Então, metapneumovírus é um tipo de vírus que ataca os pulmões. O segundo mais comum entre crianças pequenas aqui nos Estados Unidos.

Foi feito um estudo na Europa onde descobriram que todas as crianças participantes do estudo, de até cinco anos de idade, haviam tido contato com este vírus em algum momento de suas vidas.

Este vírus foi identificado em 2011 na Holanda. Pode afetar crianças e adultos. A maioria das pessoas tem a forma leve da doença, enquanto que, outras pessoas e, neste caso o Pietro, tem a forma severa.

Sintomas da forma leve:
- tosse
- febre
- dor de garganta
- coriza (nariz escorrendo).

A forma severa inclui:
- febre alta
- tosse severa
- respiração rápida (taquipneia)
- diarréia
- vomitos
- chiado no peito
- dificuldade para respirar
- e pode levar a pneumonia.

Pode ser ainda mais perigoso para crianças menores que 1 ano de idade, em idosos ou em pessoas com baixa imunidade.

Nos Estados Unidos é mais comum de ocorrer entre o final da primavera e o começo do inverno.

Bem, depois de 9 dias no hospital fomos liberados a voltarmos para casa. Louvado seja Deus!

Tivemos um grande suporte espiritual e emocional das nossas famílias, amigos e até mesmo de pessoas que não conhecemos. Agradecemos a cada um de vocês por seu carinho e por suas orações. Somente o Senhor Deus para os recompensar!!

Ainda oramos pela baixa saturação de oxigênio do Pietro e cremos na vitória através de Cristo Jesus!

Eu quis compartilhar sobre este vírus aqui porque ele não é comum no Brasil e, portanto, é muito pouco material escrito na internet em poruguês sobre ele.

Abraços e que Deus os abençoe!!

Fonte: http://www.lung.org/lung-disease/human-metapneumovirus/

Nenhum comentário:

Postar um comentário