quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Cateterismo Infantil

Olá pessoas lindas!!

Uma semana já se passou do cateterismo cardíaco feito no Pietro. Uau! Como o tempo passou depressa! Pietro está passando muito bem, graças a Deus!! Desde já, agradeço por suas orações!

O cateterismo cardíaco infantil é um procedimento simples onde os médicos fazem um pequeno corte na artéria da criança. No Pietro foi-se escolhido a arteria femural, então, o corte aconteceu na virilha dele. O médico verificava tudo através de uma pequena camera anexada ao cateter.

Cateterismo Cardíaco 1 Cateterismo Cardíaco   Riscos, Preço
Fonte: http://www.reidaverdade.net/cateterismo-cardiaco-riscos-preco.html

O procedimento durou 3 horas e meia. Os médicos primeiro foram até seu coração, através do cateter, para analisarem a saturação de oxigênio em cada câmara. Foi-se descoberto que, em uma delas, a saturação estava bem abaixo do desejado e, as demais, estavam nos níveis considerados normais. Com esta informação, os médicos viram que o sangue estava indo do lado direito para o esquerdo dentro do coração dele  através do septo interatrial - ASD ("furo" ou abertura entre os átrios, camaras superiores do coração).

De lá, foram para para seus pulmões e analisaram cada veinha deles. Isso mesmo, uma por uma! Isso porque, eles queriam verificar se Pietro tinha Malformação Arteriovenosa (AVMs).
arteriouvenous malformation
Fonte: Children's Hospital of Wisconsin
Quando foi feito a tumografia computadorizada (CT scan) no Pietro há um mês atrás, foi-se cogitado a possibilidade de terem visto estas malformações nos pulmões dele, o por isso de terem verificado seus pulmões de forma minuciosa. Estas malformações são raras e siginificam que não está havendo a devida troca gasosa no corpo do paciente.

Para a honra e glória do Senhor Jesus, nada se foi encontrado!!! Para confirmarem, deram contraste na veia do Pietro e tiraram um raio-x. Nada novamente!!!! Glória a Deus!!!

Todo o tempo enquanto eu aguardava com o Mike e a família dele na sala de espera, eu orava pedindo a Deus para enviar dos Seus anjos e da Sua presença àquela sala de cirurgia. Para Ele guiar as mãos e as mentes de toda a equipe médica.

Depois de verificarem os pulmões do Pietro, foram até o coração dele novamente para fecharem o septo interatrial com uma "redinha" circular (plug vascular) feita de aço inoxidável (stainless steel). Foi colocado no Pietro o da marca Amplatzer. Veja aqui o video de como funciona este procedimento.
Após implantarem o Amplatzer, verificaram a saturação de oxigênio nas quatro câmaras cardíacadas do Pietro novamente e, desta vez, estava tudo normal!! Deus é bom!!

Foi nos perguntado se Pietro sentirá este plug vascular no coração dele. A resposta é não, ele não sentirá porque o coração não possui tal comunicação.

Porque Pietro teve dois pequenos cortes na virilha (um na artéria e outro na veia), ele precisou ficar paradinho, deitado na cama por 4 horas após o procedimento. Confesso que estava muito nervosa com isso, porque conheço meu filho e sei que seria quase impossível para ele ficar quieto. Especialmente saindo do efeito da anestesia geral. Mas, Deus é bom e Pietro ficou quieto e bonzinho na maioria do tempo. Colocamos a TV para ele assistir e se distrair um pouco.

O motivo pelo qual a criança precisa ficar quieta, é para evitar sangramento no local do corte arterial.

Passamos uma noite apenas no hospital e, no outro dia, com um pouco mais de 24 horas após o cateterismo cardíaco, voltamos para casa! Até a casquinha cair (cinco, seis dias após a cateterização) Pietro não pode fazer nenhuma atividade que ele teria que abrir as pernas (andar de bicicleta, triciclo, ser carregado no colo onde ele abre as perninhas, andar a cavalo, etc). E ele também não pode ser submerso na água, então, nada de piscina ou banho de banheira. Banho de chuveiro pode.

O médico nos disse que leva cerca de duas semanas para o Amplatzer fechar-se por completo, então, nada de esportes ou atividades de alto impacto físico. Poderá haverá pequenos vazamentos de sangue entre os átrios nas primeiras duas semanas.

Pietro terá que tomar aspirina infantil (baixa dosagem) por até seis meses para evitar coágulo sanguíneo. MUITO IMPORTANTE: caso Pietro tenha febre, devemos parar de administrar aspirina imediatamente para evitar o risco de ter a síndrome de Reye (uma doença grave, de rápida progressão e muitas vezes fatal, que acomete o cérebro e o fígado).

Pietro está de volta ao normal, correndo, pulando e fazendo artes de meninos. Muito obrigada por suas orações e manifestações de carinho. Que Deus os abençoe de forma abundante, em nome de Jesus!! Abraços,
Melissa

2 comentários:

  1. Glórias a Deus pela vida do Pietro.
    Que Deus derrame bênçãos sobre você e sua casa.
    Abraço em Cristo.

    ResponderExcluir