domingo, 4 de novembro de 2012

Intencional

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Ultimamente tenho pensado sobre a palavra intencional.

intencional
in.ten.cio.nal
adj (lat intentione+al3) 1 Feito com intenção. 2 Relativo a intenção. 3 Propositado. Var: intencionável.
Fonte: Dicionário Michaelis

Fazer as coisas com a intenção correta exige um tanto quanto esforço da nossa parte mas, é tão simples. Ser intencional para dizer obrigado, perdão, por favor.

E não estou me referindo a ensinar as crianças a serem educadas. Estou dizendo que em algum lugar no processo do nosso crescimento, acabamos nos esquecendo de usar palavras de incentivo uns com uns outros. Quer seja entre adultos ou entre pais e filhos.

Fomos programados, se posso assim dizer, a partir de certa idade a exigir mais que a oferecer. Exigir respeito, exigir lealdade, exigir melhores salários, exigir a casa limpa e organizada, exigir, exigir e exigir. Mas, o quanto estamos dispostos a oferecer? A apreciar? Apreciar nossas mães por terem preparado o almoço; apreciar nossos pais por cuidar dos nossos animais de estimação que amamos tanto; apreciar por ter nossas roupas passadas?

O que nos falta é sermos intencionais. Dizer um simples obrigado por lavar a louça do amoço, amor; ou obrigado por preparar o jantar mãe; ou obrigado por lavar o carro pai. Palavras tão simples em dizer e que fariam tanta diferença se fossem ditas. O que nos impede de dizê-las? Nós mesmos! Nosso orgulho bobo, nosso pensamento retrógrado de que tais palavras de apreciação e educação são para as crianças.

Não é fácil parar com o ciclo vicioso em que vivemos, sei disso. Porém, tendo a premissa de que nossos filhos aprendem muitos mais com nossas ações do que com as nossas palavras, o que temos ensinado a eles de verdade?

Temos tratado nossos parceiros com respeito? Temos sido intencionais em agradecer aos nossos filhos por colocarem os brinquedos no lugar? Temos pedido perdão se a falha foi nossa?

" Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós a eles (...)." Mateus 7:12

Abraços e que Deus os abençoe.
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós
Mateus 7:12
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós
Mateus 7:12
Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós
Mateu

Nenhum comentário:

Postar um comentário