quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Tummy time

Olá pessoas lindas, como vocês estão?

Por aqui está esfriando, começando a chover mais e com vento gelado. Ótimo para ficar em casa e curtir o quentinho aconchegante do sofá assistindo um filme. =)

Hoje Pietro recebeu a visita da enfermeira Rose para checar seu desenvolvimento. Devido ao AVC ele entrou no programa de prevenção e Rose virá em casa esporadicamente para avaliar seu desenvolvimento.

Ela o colocou no chão, de barriga para baixo (tummy time) para ver como ele exercitava seus músculos das pernas, braços, pescoço e tórax. Ele se saiu bem mas, não excelente. Isso porque seu papai e mamãe não o põe frequentemente no chão. Mas, ela explicou a importância desse exercício para qualquer criança. Ele é fundamental para seu desenvolvimento. A criança se sente segura porque está tocando em algo (o edredon que está cobrindo o chão) e fica mais alerta para as coisas que estão ao seu redor.

Na idade do Pietro (quase 3 meses) eles não estão procurando que ele comece a se movimentar mas, o fundamental é seu tórax e pescoço, firmar a cabeça; o que ele está fazendo muito bem. Rose ficou impressionada. Glória a Deus por isso!

Foi também avaliado sua audição e visão. Pietro está com 38cm de circunferência na cabeça e está com 57.15cm de altura.

Desde de ontem nós estamos colocando Pietro mais de bruço no chão para se exercitar. Ele reclama um pouco.

Aprendemos também que há chupetas de acordo com a idade. A chupeta que o hospital nos deu é somente para 0-3 meses de idade. Rose disse que chupeta é importante para exercitar os músculos da boca como também a língua, o que será importante para a fala, futuramente. Como a chupeta que ele está agora é muito macia, iremos comprar algumas ideais para sua idade (o que será um pouco mais rígida). Na foto ele aparece com a nova chupeta (para bebês de 3 meses de idade).


Outra coisa que aprendemos com a enfermeira é que o bico da mamadeira tem que ser trocado a cada mês, isso porque ele se torna macio devido ao uso constante e pode se fechar durante a sucção, deixando o bebê frustrado. Mas, outro motivo para não usar o bico macio é que o bebê não estará exercitando tanto os músculos que citei acima.

Ela ficou muito feliz com o progresso do Pietro. Louvado seja o nome do Senhor!

Ela disse que ele se comunica muito bem conosco. Ultimamente ele tem posto sua mãozinha na boca e ela disse que quando ele faz isso não significa que ele está com fome mas, que ele precisa sugar ou a mão ou a chupeta para ajudar a massagear a gengiva.


Vou ficando por aqui. Abraços a todos vocês e que Deus os abençoe muito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário